bólea - meaning and definition. What is bólea
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is bólea - definition

DIPLOMATA ESPANHOL
Pedro Pablo Abarca de Bolea

Pedro Pablo Abarca de Bolea, Conde de Aranda         
Pedro Pablo Abarca de Bolea (Siétamo, Huesca, 1719 – Épila, Zaragoza, 1798), 10.º Conde de Aranda, foi um estadista e militar espanhol.
Fernando Abarca de Boléa e Galloz         
Fernando Abarca de Boléa e Galloz (Saragoça, Espanha Século XV — ?) foi um nobre aragonês, muito erudito na poesia e na historia.
Abarca de Boléa         
FAMÍLIA
O apelido Abarca de Boléa ou Abarca de Bolea é resultante da união de duas antigas famílias do reino de Aragão: a família Abarca e a família Bolea. Com a união entre estas famílias foi criado os Abarca de Bolea, para assim se poder diferenciar os ramos de antes de união.

Wikipedia

Pedro Pablo Abarca de Bolea, Conde de Aranda

Pedro Pablo Abarca de Bolea (Siétamo, Huesca, 1719 – Épila, Zaragoza, 1798), 10.º Conde de Aranda, foi um estadista e militar espanhol.

Estudou técnica militar na Prússia e na França e, no contexto da "Guerra Fantástica", comandou a campanha militar contra Portugal a partir do final de agosto de 1762.

Considerado como um típico representante do despotismo esclarecido sob o reinado de Carlos III de Espanha, ocupou, a partir de 1766, a presidência do Conselho de Ministros.

Executou o Decreto Real que expulsou a Companhia de Jesus da Espanha e seus domínios. Entretanto, o seu fracasso na tentativa de manter os Ingleses afastados das ilhas Malvinas, levou a que fosse destituído de suas funções pelo soberano (1773).

Reassumiu o cargo sob o reinado de Carlos IV de Espanha, mas as simpatias que demonstrou para com a Revolução Francesa acabaram por conduzir à sua demissão e desterro (1794), sendo substituído por Manuel Godoy.